Fonte: Ademi-RJ

Poucos sabem, mas o setor imobiliário possui voz legislativa graças à Frente Parlamentar Mista do Mercado Imobiliário. Ela foi criada no ano passado graças à articulação do Sistema Cofeci-Creci (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis) com deputados e senadores. A Frente tem como objetivo principal representar a indústria da construção civil e do mercado imobiliário, debatendo as políticas públicas relacionadas com o setor.
Ao todo, há cerca de 60 projetos de lei que afetam diretamente o segmento. A Frente tem, ainda, cerca de 200 parlamentares, entre deputados e senadores, representando 40% do Congresso Nacional. “Temos atuado intensamente para conquistar representatividade e eleger interlocutores em todos os poderes constituídos do país. A Frente Parlamentar é o resultado de alguns anos de trabalho e se caracteriza por ser um grupo expressivo de lideranças no Legislativo, com representantes de diversos partidos, dispostos a trabalhar pelo nosso segmento”, explica o presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva.
Ainda segundo Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci, a Frente Parlamentar é um importante espaço para debates e discussões para esclarecer o ponto de vista da categoria. O objetivo principal do grupo é discutir a formulação de políticas públicas que impulsionem o setor.
Neste ano, a Frente se reuniu em Brasília para discutir os projetos de lei em tramitação no Congresso. A partir desse material, o Sistema Cofeci-Creci, organiza reuniões parlamentares para propor alterações e sugestões que garantam a qualidade do trabalho dos corretores.
Uma das principais bandeiras levantadas pelo Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis junto aos parlamentares é o aperfeiçoamento da legislação que regulamenta a profissão de corretor de imóveis. Qualquer alteração em seu conteúdo depende de tramitação em Brasília, na Câmara dos Deputados e no Senado.