Teto para financiamento de imóveis novos com juros mais baixos subiu para 1,5 milhão, mas medida não deve ter grande impacto

Fonte: Notícias ao Minuto

O teto para financiamento de imóveis novos com juros mais baixos subiu para R$ 1,5 milhão. A medida foi tomada para aliviar o estoque das incorporadoras, que têm mais dificuldade na venda de imóveis de alto padrão em tempos de crise.

Porém, a medida não deve ter grande impacto, pois estes financiamentos a juros menores são feitos com recursos da poupança e não houve aumento do repasse para os bancos.

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, de janeiro a agosto deste ano, os saques da poupança superaram as aplicações em R$ 31,9 bilhões, o que limita a concessão de crédito para financiamentos do Sistema Financeiro de Habilitação (SFH).

A expectativa de especialistas é de que 5% dos imóveis em estoque possam ser financiados pelo SFH. Segundo o professor da USP e especialista em mercado imobiliário, João Rocha da Silva Júnior, “isso tem um impacto relevante, mas não grande”.