Fonte: O Globo

RIO – Situar-se em Jacarepaguá não é das tarefas mais simples. Além da dificuldade de diferenciar os bairros, os moradores e visitantes podem se deparar com sequências confusas de numeração de casas. E a situação não é exclusiva de vias pequenas, pois também ocorre em avenidas importantes, como a Tenente Muniz Coronel Aragão. Na Estrada de Jacarepaguá e na Rua Frans Post também foram encontrados casos assim.

Segundo moradores, carteiros e visitantes são os que mais sofrem com as numerações trocadas. Recentemente, a própria equipe de reportagem do caderno foi vítima dessa confusão. Afinal, encontrar um endereço na Avenida Tenente Muniz Coronel Aragão não é tão fácil quanto parece. Num trecho da longa via, a sequência dos números dos imóveis é 937, 895, 1.013, 897 e 1.201. Moradora dessa parte da avenida, Elizete Costa diz que a falha é antiga:

— Moro aqui há 35 anos, e sempre foi assim. É muito complicado. Pelo menos agora temos o pardal e a nova Escola do Amanhã para dar como referências. Mas quem que não conhece direito o local se perde.

A própria Escola do Amanhã é um caso curioso, lembra Elizete. O terreno tinha o número 1.065, e agora é 1.201. Na Rua Frans Post, um porteiro de um dos prédios encontrou uma solução para a numeração confusa: guarda consigo um mapa para orientar pessoas perdidas.

— O problema é maior para carteiros e quem não é daqui. Nosso porteiro resolveu, então, guardar esse mapa — afirma Verônica Beck, moradora da Frans Post.

A Estrada de Jacarepaguá é outra avenida importante do bairro que sofre com a sequência trocada de numeração. O manobrista do restaurante Siri, na Freguesia, é um dos que reclamam da situação. O número do restaurante é 7.020, ao lado está uma loja com número 6.824, e colado a ela, um prédio com o número 7.080.

— O pessoal se perde muito — acrescenta Silva.

A Associação de Moradores da Freguesia informou que fará um levantamento das ruas que apresentam esse problema e entregará a lista à prefeitura. A Secretaria municipal de Urbanismo informou que a numeração é de responsabilidade compartilhada entre prefeitura, que atribui a numeração, e proprietário, que licencia a obra. Acrescenta que os números 937 e 897 da Tenente Muniz Aragão não foram numerados pela prefeitura, e há dois processos sobre o número 937 para regular a situação.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/sequencia-trocada-de-numeracao-de-imoveis-confunde-moradores-visitantes-em-jacarepagua-20555307#ixzz4RVqPeINJ
© 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.