Fonte: Governo do Piauí
O governador Wellington Dias realizou, neste sábado (3), o sonho de várias famílias com a entrega da regularização fundiária do conjunto habitacional Bela Vista I, na zona Sul de Teresina, que possui 912 imóveis. No evento, foram entregues 10 Ofícios de Liberação de Hipotecas para mutuários do conjunto. O bairro que já vai fazer 40 anos é o segundo a receber a entrega de títulos, numa iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Minha Casa Legal, executado pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) em todo estado.
Wellington acredita que a entrega dos ofícios beneficia não só o mutuário, como também afeta o desenvolvimento da cidade: “Esse é um momento esperado há muitos anos e, por meio desse programa, em tempo recorde, nós conseguimos garantir a entrega desses documentos. Com eles, os moradores poderão dizer: “essa casa é minha”, podendo deixar ela de herança para os filhos, sua família. Essa regularização desenvolve também a economia, pois com a titularidade definitiva o mutuário poderá gozar de direitos, abrir linhas de crédito para uma reforma na casa, por exemplo, gerando emprego e renda”, destaca Dias.
Programa Minha Casa Legal e também sobre os ofícios de hipoteca. “O Minha Casa Legal visa regularizar todos os conjuntos habitacionais construídos pela extinta Cohab/PI, então, agora, estamos fazendo toda a regularização porque vários conjuntos de Teresina não estavam regularizados. Diversas pessoas quitavam o débito da casa, mas não recebia o título. Agora estamos dando por entregue, hoje, no Bela Vista I, esses títulos. São 912 imóveis que estão totalmente regularizadas, com os donos com título em mãos”, completa Pontes.
O mutuário Alfredo Sousa, morador do conjunto há 40 anos, falou que é uma felicidade muito grande receber o título. “Tive muita dificuldade para conseguir o acesso a esse documento, mas, por meio desse programa, foi bem mais fácil e hoje estou muito feliz porque agora tenho registro definitivo do imóvel em meu nome”, comemora Alfredo.
A próxima etapa do programa será no Conjunto Belo Vista II, em seguida Morada Nova. Nessa primeira etapa, foram contemplados o Parque Piauí e Bela Vista I, com mais de 3 mil famílias beneficiadas. No interior do estado, as cidades de São Raimundo Nonato, Guadalupe, Paulistana, Pio IX, Fronteiras e Oeiras já foram beneficiadas pelo programa.