Fonte: Repórter Diário

Para alavancar os negócios, as construtoras da região têm apostado em novas estratégias para divulgar os empreendimentos à venda. Entre as ações de marketing mais utilizadas estão divulgações nas redes sociais e uso de maquetes e apartamentos decorados, expostos logo no início da obra. Neste caso, pode ajudar, e muito, o cliente a ter noções de como o apartamento ficará depois de pronto. A ideia é influenciar na hora da decisão da compra do imóvel.

Sergio Canton, gerente de marketing da Construtora Patriani, em São Caetano, diz que para atrair mais interessados, a aposta é evidenciar os detalhes do projeto. Por isso, há cerca de um mês a companhia passou a investir em apartamentos modelos, com acabamento e decorado, para que o cliente veja o que o agrada e o que deseja mudar.

A palavra de ordem da empresa agora é “construir junto com o cliente”, dando a possibilidade de as pessoas opinarem no formato dos cômodos, podendo diminuir o tamanho de um quarto, para aumentar a sala, por exemplo.

“Antes apenas dávamos como opção até três tipos de plantas, três tipos de acabamentos. Agora o cliente pode escolher o acabamento e a disposição dos cômodos como ele preferir. Muitas vezes fazemos essas mudanças sem custo nenhum”, diz Canton.

Ainda com o objetivo de estreitar a ligação da empresa com os clientes, foi lançada, em setembro, a Patriani TV, canal exclusivo de vídeos na internet que ajudam a divulgar os lançamentos da empresa, que pretende lançar em março do ano que vem uma torre no bairro Campestre, em Santo André. O apartamentos terão cerca de 180 m².

A incorporadora também apresentou no dia 10 de novembro mais uma novidade: o Livestream Patriani, que transmite ao vivo inaugurações da empresa, que podem ser acompanhadas pelas redes sociais. “Nossas páginas são bem visitadas e seguidas. Investimos pesado nessa área, porque hoje em dia antes de comprar todos checam informações sobre a empresa e seus produtos na internet”, diz.

Preservação ambiental

O diretor de marketing da MBigucci, Marcelo Bigucci, afirma que cerca de 70% da verba destinada para divulgação da empresa de São Bernardo é utilizada em ações nas mídias sociais. “Desde 2015 investimos essa porcentagem. Acreditamos que atualmente é a melhor forma de divulgarmos nossos lançamentos”, conta.

Outra estratégia de divulgação é contar com o apoio dos cerca de 100 funcionários da empresa. “É uma campanha interna, quem divulgar mais os imóveis ganha prêmio. Assim a divulgação multiplica”, acredita. Outro ponto a ser destacado são as ações diferenciadas em relação à preservação ambiental nas obras, como coleta seletiva e destinação dos resíduos para beneficiamento – transformação em insumos para própria construção na maioria dos casos.

O uso de materiais reciclados também é uma tendência, como no caso do uso pisos ecológicos, fabricados com resíduos de cerâmicas, entulho de construção, mármore e pneus triturados. Lâmpadas LED e bacias sanitárias inteligentes são outros exemplos de como a empresa investe no ambiental.

A MBigucci tem previstos dois lançamentos na região ainda em 2016, o Sonata, um condomínio clube no Parque das Nações, em Santo André, e o Domani, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. O ano ainda contará com a entrega de mais dois empreendimentos também em São Bernardo: o Wynn Tower – centro empresarial, e a terceira torre do Marco Zero Tower, misto de lofts e salas comerciais e uma das grandes apostas da construtora.

Jacy aposta no estande

A Construtora Jacy, em São Bernardo, investe pesado nas redes sociais. De acordo com o diretor comercial da empresa, Rodrigo Lourenço, boa parte dos recursos dos empreendimentos vai para divulgação. A construtora também aposta em apartamentos decorados e na construção de estandes “Antes eram utilizados somente panfletos. Hoje, não tem como não divulgar nas redes sociais. Trabalhamos muitos com links patrocinados”, conta. A construtora espera crescimento nas vendas em 2017. “Nosso diferencial é a tradição; a empresa é regional e tem 43 anos”, justifica.

A Jacy ainda tem unidades a serem vendidas, entre apartamentos que variam de 53 m² a 127 m² e comerciais de 25 m² até 227 m². Para 2017, a intenção é lançar 350 imóveis.