Fonte: Ademi RJ

Não basta ter um condomínio dos sonhos para atrair quem deseja mudar de vida e sair do aluguel para a casa própria. É preciso chamar e muito a atenção dos potenciais clientes com ações de marketing. Um terreno vazio com um estande de vendas e apartamentos decorados precisa de algo mais, e é isso que as construtoras oferecem: opções de lazer para quem vai em busca da casa própria. Afinal, a compra de um imóvel precisa ser, acima de tudo, um grande evento.
A Direcional Engenharia, no Rio de Janeiro, realiza todas as semanas ações de promoção nas regiões dos empreendimentos. E sempre que existe alguma oportunidade, faz um evento especial para os clientes, como foi o exemplo do Festival de Food Truck do empreendimento Conquista Campo Grande. Depois da primeira edição, em outubro, novos festivais de comida de rua sobre pequenos caminhões vão ser realizados. Segundo Adriano Nobre, superintendente de Incorporação da Direcional no Rio, a primeira edição do evento foi um sucesso de público.
– Vamos repetir o encontro no próximo dia 12 de novembro, com novas atrações. O objetivo desses eventos é sempre ter uma novidade para atrair os clientes, uma forma de aproximar e estreitar a relação com o consumidor – diz ele.
Evento ajuda a atrair famílias interessadas na compra
Isabela Dib, da Cury, diz que o conjunto de ações de marketing e o trabalho dos corretores trazem os efeitos desejados:
– As ações de marketing fazem o cliente se interessar em ir ao estande. É no local que ele conhece, de verdade, o projeto. Os corretores mostram maquetes, plantas, áreas de lazer e apartamentos decorados. Os resultados das vendas vêm do conjunto das ações de marketing e do trabalho dos corretores, apresentando as vantagens do empreendimento.
A MRV também investe em ações de aproximação com o cliente no estande de vendas, com opções de lazer para toda a família. A oferta de atrações vai de brinquedos, como pula-pula e piscina de bolinhas, e até food trucks. O propósito é gerar diversão e entretenimento na hora da compra ou da busca por informações. Os resultados são expressivos: no dia do lançamento, de 20% a 30% dos imóveis chegam a ser reservados. No fim do primeiro mês, o percentual chega a 70% de negócios fechados.
Para agradar ao público local
A coordenadora de Marketing da construtora Cury, Isabela Dib, diz que, antes do lançamento, a empresa faz pesquisa para entender a melhor forma de apresentar o projeto.
– Criamos ações especificas para as necessidades da comunidade, trazendo melhorias para o bairro. Nos lançamentos Mérito Barreto e Meu Lar Caxias, revitalizamos as praças perto dos empreendimentos. No Único Engenho Novo, convidamos artistas da comunidade local para grafitar as paredes que contornam o terreno.
Reforma
Obras
O presidente da República, Michel Temer, anunciou que será criada uma linha de financiamento de até R$ 5 mil para a reforma de moradias.
Pendências
A linha de crédito será concedida por meio do “Cartão Reforma” para as pessoas reformarem suas casas, mas ainda não foram esclarecidas as condições de pagamento e a faixa de renda contemplada.
Diferença
O programa, no entanto, é diferente do “Minha casa melhor”, lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que até então contemplava somente os beneficiários do programa habitacional “Minha casa, minha vida”.
Regulamentação
Segundo a advogada Francine Barreto, do escritório Vieira, Cruz Advogados, a expectativa é que o “Cartão Reforma” não contemple somente os beneficiários do programa “Minha casa, minha vida”, mas também todos que desejem melhorar suas moradias, sendo necessária apenas o enquadramento na renda exigida. O programa, porém, ainda está pendente de regularização.