Com o mercado em franco desaquecimento, imobiliárias e construtoras decidiram aderir à nova moda do Black Friday. O dia de descontos está marcado para o próximo dia 28 e os participantes anunciam descontos de até R$ 250.000,00.

Todavia, como sempre foi defendido pela ABMH a compra de um imóvel envolve muita burocracia e dinheiro e por isso é importante estar alerta para evitar algumas armadilhas comuns em situações de “promoções” em imóveis.

Em se tratando da Black Friday, é necessário que o cliente esteja consciente que muitas vezes as empresas fazem propagandas de preços baixos, mas nem sempre isso é verdade. Anunciam um grande desconto, só que o valor sobre o qual é calculado está intencionalmente inflado. Pouco tempo antes da promoção há um aumento proposital do valor, esperando o período promocional. É o famoso, “compre tudo pela metade do dobro”. Quem deseja comprar um imóvel na Black Friday deve fazer uma boa pesquisa de mercado. Atualmente há um grande número de unidades disponíveis e a pesquisa pode ser feita até pela internet. Em se tratando do mercado imobiliário você só saberá se o desconto é real se tiver um prévio conhecimento sobre imóveis semelhantes sendo vendidos na mesma região. Quem quiser participar da Black Friday tem que fazer o dever de casa.

Apesar dessa ser a dica mais importante para esse evento, abaixo apontamos as dicas gerais para quem quer comprar imóvel na planta e não ver seu sonho se transformar em pesadelo.

– Definir previamente quanto deseja gastar no imóvel, contando os recursos próprios e o financiamento;

– Caso vá financiar, deixar pré aprovado o crédito na instituição financeiras. Há muitos problemas com as pessoas que fecham o negócio contando com o financiamento bancário, mas não conseguem sua aprovação;

– Conheça bem a localidade onde está situado o imóvel. Procure informações sobre serviços bancários, supermercados, ônibus, escolas, etc. Atualmente saber como é o transito na região também é fundamental.

– Planejar bem a compra, evita a empolgação própria da operação e tomar muito cuidado para não ultrapassar o montante inicialmente estabelecido. Principalmente se for financiar o imóvel. Lembre-se que além da diferença do preço entre um imóvel mais barato e um mais caro, você ainda paga juros sobre dela. Ao final do financiamento essa diferença é muito significativa.

– Em caso de imóvel em construção pergunte se foi feita a incorporação imobiliária e peça cópia da certidão de matrícula. Desconfie de empresas que se neguem a entregar o documento.

– Certifique-se que tudo o que foi prometido pelo corretor consta no seu contrato;

– Guarde panfletos e propagandas do empreendimento;

– Se está comprando imóvel na planta peça informações sobre a correções das parcelas e do saldo devedor do financiamento. O seu contrato não têm o valor congelado até a entrega das chaves, peça informações sobre essa correção e qual pode ser o impacto no preço final do imóvel;

– Pesquise previamente a construtora escolhida. Ver reclamações de clientes na internet e conhecer outros empreendimentos da mesma empresa é fundamental.