No dia 17 de setembro, o presidente da ABMH – Associação Brasileira dos mutuários, Leandro Pacífico, participou de uma assembleia pública no PROCON em Belo Horizonte, para expor um projeto de lei criada pela associação, que tem como intuito anexar um novo artigo a Lei de Afetação, que beneficiara mutuários e consumidores na compra do imóvel. O presidente também pontuou detalhes importantes sobre o mercado imobiliário no país.

De acordo com a ABMH a falta de informação ainda é o maior problema apontado. O consumidor não está preparado e ainda não consegue visualizar possíveis riscos no ato de assinatura de um contrato bem como na aquisição de um imóvel. Assim, inúmeras vezes o sonho de possuir uma casa própria se torna um pesadelo.

A elaboração de uma pesquisa em sua real situação financeira seria o primeiro passo, para que o consumidor fique mais distante de se tornar inadimplente com suas obrigações mensais.

“Nossa proposta é elaborar um trabalho junto a todos os PROCONS de Minas Gerais, orientando esse consumidor e futuro comprador da casa própria os seus direitos. Apresentado de forma mais completa toda informação no SFH – Sistema Financeiro da Habitação.” Explica o presidente ABMH, Leandro Pacífico.

O intuito da ABMH com essa parceria é alertar aos mutuários dos riscos na hora de comprar um imóvel, auxiliando a todos que estão tendo problemas com seu imóvel.