Fonte: Diário da Região
Moradores da favela da Vila Itália fecharam o viaduto de acesso a região Norte na manhã desta quarta-feira, dia 5, em forma de protesto ao posicionamento da Prefeitura de Rio Preto de retirar os moradores do local sem fornecer alternativa de moradia.
Os moradores da favela pedem um programa de habitação para beneficiar quem está na comunidade. Eles prometem começar uma mobilização caso a Prefeitura não faça uma negociação.
A população da favela queimou objetos e o viaduto ficou fechado por cerca de uma hora. A Polícia Militar esteve no local e o trânsito foi liberado por volta de 9 horas.
Dois moradores foram presos pela polícia. Toda a ação foi filmada pelo repórter do Diário Marco Antonio dos Santos. O jornalista foi intimidado pelos policiais. Um deles chegou a agarrar o repórter pela blusa e queria levâ-lo como testemunha para a delegacia.
Após serem ouvidos na Central de Flagrantes, pelo delegado Marcelo Guarnieri Parra, os dois moradores foram soltos, mas vão responder por lesão corporal e obstrução de via pública.
Tanto o policial e os moradores que alegal terem sidos agredidos vão passar por exames no Instituto Médico Legal de Rio Preto.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Rio Preto informou que realizou Pesquisa Socioeconômica na favela do Vila Itália e nos relatórios, entregues à Justiça e à Defensoria Pública, ficou constatado que dois terços dos moradores vieram de fora de Rio Preto, 33% moram sozinhos, 45% das famílias não têm filhos, 52% dizem que estão trabalhando ou tem algum tipo de renda.
A pesquisa, segundo da Prefeitura, mostrou também que mais da metade das famílias nunca procurou os programas sociais como o “Bolsa Famíllia, 75% não estão inscritos em nenhum programa habitacional. Ainda de acordo com o documento, 15 famílias já foram contempladas no ano passado com programas habitacionais, ou seja, já ganharam casa e não possuem mais o imóvel.
“Com base na lei a Prefeitura não pode passar os ocupantes desse espaço que é em parte público e em parte particular e de interesse ambiental, na frente das outras pessoas que estão devidamente cadastradas nos Programas Habitacionais do Município e do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida. De acordo com as regras do Governo Federal, todos os moradores deverão atender os critérios dos Programas Habitacionais estabelecidos pela Caixa Econômica Federal e ainda comprovar residência em Rio Preto há mais de três anos. A Prefeitura está dando total assistência à todas as crianças, idosos, pessoas com deficiências que moram no local ocupado”, informou em nota.
Veja vídeo da manifestação e da ação dos policiais