Fonte: Rádio Caicó

As famílias que possuem crianças diagnosticadas com microcefalia vão ter prioridade no atendimento do Programa Minha Casa Minha Vida. A norma, anunciada pelo presidente Michel Temer, dispensa o sorteio para ingressar no cadastro. Mas isso vai valer apenas para as famílias que estão na Faixa UM do programa, ou seja, que tenham renda mensal bruta de até mil e oitocentos reais, como explica o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

“Nós tomamos uma decisão há alguns meses, com a autorização do Presidente da República. Toda mãe que, infelizmente, tenha sido abatida por esta epidemia de Zika, que tenha tido um filho nascido nas circunstâncias que o levaram à microcefalia, estão legalmente atendidas no Programa Minha Casa, Minha Vida, desde que atendam e tenham a renda especificada do programa”, disse Bruno Araújo – Ministro das Cidades

De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o Nordeste concentra 66 por cento das 10 mil 199 notificações de microcefalia em todo o país. Segundo o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Habitação de Pernambuco, Leonardo Igrejas, os cadastros das famílias interessadas em receber o benefício devem ser finalizados ainda neste ano.

“Apesar do cadastramento do programa Minha Casa, Minha Vida ser atribuição dos municípios, a Secretaria de Habitação do Estado está compatibilizando os cadastros existentes, o que deve ocorrer até o final deste ano de 2016, para a gente entrar em 2017 já com o cadastro correto, confiável, com todas as informações. Para que a nossa Secretaria de Habitação possa promover a articulação com os municípios e as entidades organizadoras dos empreendimentos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, procurando verificar as condições de inclusão destas famílias como prioridade do programa”, afirmou Leonardo Igrejas, gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Habitação de Pernambuco.

As famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida com renda mensal de até 1.800 reais e que tiverem crianças com microcefalia, malformação que impede o crescimento do cérebro, devem procurar a prefeitura. Não podemos esquecer que: derrotar o mosquito é responsabilidade de todos nós.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.