Medida beneficia consumidores por desburocratizar e agilizar todo o procedimento

Buscando se adaptar às tendências de venda de imóveis pela internet, a Caixa lança programa de venda de imóveis de sua propriedade pela internet por meio de leilão. No caso, o pretendente poderá dar um lance, maior que o mínimo indicado na oferta, e ganhará o leilão aquele que obtiver a melhor proposta quando o cronometro zerar. A resposta será remetida por e-mail.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa, a inovação adotada pela Caixa para comercializar imóveis é muito interessante e tende a desburocratizar e agilizar todo o procedimento. “Financeiramente, para Caixa é uma alternativa muito boa, pois com a rapidez do procedimento virtual ela vai conseguir acelerar o processo de desmobilização do seu patrimônio, ou seja, alienar o patrimônio imobilizado (imóveis) para conseguir a movimentação financeira (entrada de recursos e financiamentos habitacionais).”

Ele avalia que para o consumidor também é uma ótima oportunidade para conseguir a aquisição da casa própria sem precisar se preocupar em gastar tempo fora de casa ou do trabalho. Com o procedimento todo online, é possível dar o lance e acompanhar a proposta de casa ou do trabalho. “Se preferir, e para ter mais segurança, a Caixa vai possibilitar ao consumidor o acompanhamento da compra por um corretor credenciado a ser contratado junto a um Correspondente Caixa Aqui, no caso de financiamento. O consumidor ainda poderá ficar tranquilo quanto ao pagamento da comissão de corretagem, pois nesse caso ela será de responsabilidade da Caixa”, explica Vinícius Costa.

A virtualização dos procedimentos, que foi impulsionada pela pandemia de Covid-19, veio para ficar. E os bancos, que são os principais líderes de reclamação de atendimento, precisaram se adaptar a essa nova modalidade de relacionamento com o cliente para não perdê-los. “Porém, a virtualização também traz riscos de golpes, que são cada vez mais comuns e numerosos na internet. Por isso, antes de participar de qualquer negócio nesse sentido, certifique-se de que acessou o site verdadeiro da Caixa, leia com atenção os e-mails que recebe, e em caso de dúvida, procure auxílio diretamente na instituição financeira”, orienta o presidente da ABMH.